Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2021

Lusofonia

Imagem
Tenho um amigo em Lisboa, O José Colaço. Faz ex-libris muito bonitos. Um sujeito muito simpático. Mandou-me mensagem com expressões correntes em Portugal. Tem sua graça. Partilho aqui. É divertido e aprende-se um pouco mais acerca dessa cultura nossa matriz.  — Um português não tem um problema, na realidade ele está “feito ao bife”. — Um português não lhe diz para deixá-lo em paz, diz-lhe “vai chatear o Camões”. — Um português não lhe diz que é sexy, diz-lhe “é boa como o milho”. — Um português não repete o que diz, ele “vira o disco e toca o mesmo”. — Um português nunca se chateia, apenas “fica com os azeites”. — Um português não tem muita experiência, ele tem “muitos anos a virar frangos”. — Um português não se livra de problemas, ele “sacode a água do capote”. — Um português não está numa situação desesperante, ele está com “água pela barba”. — Um português não se irrita, ele “vai aos arames”. — Um português que muda de ideias facilmente é um “troca-tintas”. — Um português não é...

Viagem

Imagem
Pois é... Faz hoje 30 dias sem escrever aqui. Trinta dias que fiz um exame. Recolha de “material prostático” para biópsia. O urologista quis investigar mais profundamente a dita cuja, depois de uma alta no índice de PSA. Mesmo que eu desconfiasse, com quase toda segurança intuitiva, que não se passava de erro de digitação. O laboratório era o mesmo. O intervalo foi de duas semanas. Os resultados: 3,90, primeiro e 0,39, depois. Muita coincidência, pois não? Não teve jeito. O resultado sairia somente depois da minha viagem. É sobre ela que desejo falar. Faz temo que não fazia uma viagem tão profundamente reveladora, instigante, emocionante e instrutiva. Todo isso a um só tempo, com assessoria luxuosíssima de dois amigos queridos: José Filipe Menéndez e Alexandra Pereira de Castro. Os nomes completos dos dois é bem mais extenso. A genealogia os leva a píncaros da nobreza lusitana Aqui vão apresentados pela versão mais “social” ou “resumida”. O afeto é o mesmo. A gratidão tem a mesma medid...