Postagens

Mostrando postagens de junho, 2025

"Cala a boca já morreu". Só que não...

Imagem
Art. 19.   Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário. § 1º  A ordem judicial de que trata o caput deverá conter, sob pena de nulidade, identificação clara e específica do conteúdo apontado como infringente, que permita a localização inequívoca do material. § 2º  A aplicação do disposto neste artigo para infrações a direitos de autor ou a direitos conexos depende de previsão legal específica, que deverá respeitar a liberdade de expressão e demais garantias previstas no art. 5º da Constituição Federal. § 3º  As causas que versem sobre ressarcimento por dan...

O tempo...

Imagem
Charles Aznavour é um chansonier francês. Prefiro o termo da língua de Flaubert a cantor, neste caso. Fica mais expressivo, além de mais chique. Dentre as muitas composições que eternizou com suas intepretações, uma me chama particular atenção por conta de um sentimento, uma sensação que venho experimentando desde que completei seis décadas de existência. Ano que vem, completo 70 anos de vida. É muita coisa. Então, depois de ouvir – ainda uma vez – a canção que já conhecia (recebia como anexo e uma mensagem de WhatsApp da queridíssima Glória Guiné – resolvi retomar as anotações que partilho aqui no meu blogue. Primeiro, o texto original, em francês. Depois uma tradução minha (que não se esforçou em manter as rimas do original). A canção tem por nome Hier encore . Literalmente, Ontem ainda. Parece que disseram que fica mais “poético” Ainda ontem .   Hier encore, j’avais vingt ans Je caressais le temps et jouais de la vie Comme on joue de l’amour Et je vivais la nuit Sans co...