Tédio
Tempos chatos. Uma chatice entranhada e morna, insossa, entediante. Tudo está errado. Não se pode mais isso, nem aquilo. Se olhar muito é assédio. Se contradisser, é assédio ou burrice. Isto ou aquilo – não se trata do poema da Cecília. Chatice. Nesse clima, nada alvissareiro, recebo mensagem de uma amiga querida, ex-aluna. Não diz, a mensagem, quem é ou autor do texto que ela enverga. Assim, segue com sua natureza anônima. O registro desse anonimato, creio, é suficiente para desculpar-me de qualquer possibilidade de plágio. Pra desencargo de consciência, uso aspas...
“Condutas e observações que acredito que deveriam ser regras
(não é suave)
1. Evite fazer observações sarcásticas.
2. Se entrar em uma briga, bata primeiro e bata com força.
3. Nunca dê um aperto de mão sentado.
4. A inveja de um amigo é pior que o ódio de um inimigo.
5. Escute o que as pessoas têm a dizer.
Não interrompa; deixe-as falar.
6. Guarde segredos.
7. Não cultive medo por ninguém. Todo homem pode morrer.
9. Cuidado com as pessoas que não tem nada a perder.
13. Seja um bom perdedor.
14. Não deseje colher frutos daquilo que nunca plantou.
15. Quando aflito: respire fundo e distancie-se.
16. Dê às pessoas uma segunda chance, mas nunca uma terceira.
19. Defenda os menores. Proteja os indefesos.
22. A maior riqueza é a saúde.
23. Pense duas vezes antes de sobrecarregar um amigo com um segredo.
26. Vista-se adequadamente aos padrões da época.
27. Elogie a refeição quando for hóspede na casa de alguém.
28. Não permita que o telefone interrompa momentos importantes.
30. Não demore onde não é bem recebido.
32. Ouça os mais velhos.”
Comentários
Postar um comentário