Humor
Muito tempo sem publicar nada aqui. Não vou repetir o motivo mais que sabido. Volto com a intenção de fazer algumas publicações que me vieram à cabeça no passar das últimas semanas, sobretudo, trechos de livros que tenho lido. É o que me resta... O mais é perda de tempo e bobagem. Conheci o autor do texto que segue num evento promovido pela Universidade Federal de Santa Maria, nos idos de 90 do século passado. Que decepção. Um homem tão divertido, sagaz, irônico e leve em seus textos. Contraditoriamente, sem graça, chato, metido e arrogante pessoalmente. Não sei se estava de mal humor na ocasião... o resultado do encontro foi lastimável, mas continuo admirando o texto que ele produz...
“A melhor definição de GLOBALIZAÇÃO
Pergunta: Qual é a mais correta definição
de Globalização?
Resposta: A Morte da Princesa Diana.
Pergunta: Por quê?
Resposta: Uma princesa inglesa com um
namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num
carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky
escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A
princesa foi tratada por um médico canadense, que usou medicamentos americanos.
E isto é enviado a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill
Gates) e provavelmente, você está lendo isso em um computador genérico que usa
chips feitos em Taiwan e um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh,
numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos,
roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados
por mexicanos e, finalmente, vendido a você por chineses, através de uma
conexão paraguaia. Isto é GLOBALIZAÇÃO!!! E QUEM SOU EU? Nesta
altura da vida já não sei mais quem sou... Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa
INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado
CONSUMIDOR. Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado
sou CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo
vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em
comícios sou MASSA . Em viagens TURISTA, na rua PEDESTRE, se sou atropelado
ACIDENTADO e no hospital viro PACIENTE. Nos jornais sou VÍTIMA, se compro um
livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope sou ESPECTADOR, para
apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Se
sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou
COLABORADOR) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para
outros... EXTINTO, para o povão... PRESUNTO... Em certos círculos espiritualistas
serei... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui... ARREBATADO... E o
pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E
pensar que um dia já fui mais EU.”
Luiz Fernando Veríssimo.

Comentários
Postar um comentário